![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/robinuse_orig.jpg)
Conteúdos
– Lógica interna dos esportes
– Classificação dos esportesObjetivos
– Compreender a lógica interna dos esportes
– Compreender a classificação dos esportes através💷 de bet90 20 reais lógica internaVeja também:
Esportes de precisão
Educação física: 26 planos de aula para o ensino fundamental e médio
Plano de aula💷 – Lutas: explore a capoeira com os alunos
Plano de aula – Basquete: origem, conceitos e regras
1ª Etapa: Início de conversa
O💷 esporte é um fenômeno social que está extremamente difundido nas mídias e assim, mobiliza um grande número de pessoas, movimenta💷 economias nacionais e internacionais, envolvendo instituições públicas e privadas.
Agrega ao consumidor e à sociedade diversos valores, como o cuidado consigo💷 mesmo.
O esporte é uma prática corporal integrante da cultura corporal de movimento, suas modalidades são caracterizadas por competição, regras universais💷 e federações e confederações que organizam a prática esportiva nos níveis regional, estadual, federal e mundial.
Existem inúmeras modalidades esportivas que💷 podem ser classificadas de maneiras diferentes, dependendo da bet90 20 reais finalidade e intenção.
As modalidades esportivas podem ser classificadas de acordo com💷 a lógica interna que está relacionada à organização estrutural do jogo em si, à prática que envolve os gestos motores,💷 a relação com o adversário, entre outras.
A divisão entre esportes coletivos e individuais consideram as relações de colaboração.
Nos esportes coletivos💷 é necessária a colaboração de todos os companheiros de equipe para que seja possível certo nível de desempenho dentro da💷 competição, como, por exemplo, o futsal, o vôlei, o beisebol, entre outros.
Já nos esportes individuais, o atleta compete sozinho e💷 seu desempenho só depende de si.
No esporte sempre haverá disputas entre adversários, as relações de oposição configuram a maneira como💷 será essa disputa, divididas em duas categorias: a primeira é a relação com interação entre adversários, essa relação é definida💷 dessa maneira porque as ações de um adversário interferem diretamente nas ações do outro, havendo ou não contato físico; a💷 segunda categoria é a de relação sem interação entre adversários, nessa relação não há interferência da ação de um adversário💷 sobre a ação de outro.
2ª Etapa: Roda de conversa e diagnóstico do conhecimento prévio
Nesse primeiro momento da aula os estudantes💷 estarão reunidos para conversar sobre os esportes, retomar o que é esporte e procurar encontrar semelhanças entre modalidades diferentes.
O (A)💷 professor (a) poderá fazer uma dinâmica de início e apresentar esportes de bet90 20 reais preferência, com auxílio do material que tiver💷 disponível (vídeo, imagem ou simplesmente buscar na memória junto com a turma) e pedir que os educandos digam características semelhantes💷 e diferentes entre os esportes apresentados através de observações feitas.
É importante que o (a) professor (a) não interfira no diálogo💷 com a intenção de dar respostas prontas e deixe que os alunos construam os saberes de forma autônoma.
Os comentários feitos💷 podem ser anotados no quadro para que seja feito um registro coletivo e, em seguida, o (a) professor (a) poderá💷 registrar em seu material pessoal.
Num momento posterior ao desenvolvimento do conteúdo, essa questão será retomada e as respostas dadas nesse💷 primeiro momento poderão ser comparadas.
A sugestão é que sejam apresentados dois esportes de cada tipo, presentes na classificação do livro💷 mencionado acima, que são equivalentes à classificação presente na Base Nacional Currirular Comum.
Por exemplo: natação e levantamento de peso (esportes💷 de marca); skate e ginástica rítmica (esportes técnico-combinatórios); tiro ao alvo e bocha (esportes de precisão); sumô e esgrima (esportes💷 de combate); beisebol e críquete (esportes de campo e taco); squash e voleibol (esportes de rede divisória ou parede de💷 rebote); polo aquático e futebol (esportes de invasão).
3ª Etapa: A classificação dos esportes
Nesse momento, o (a) professor (a) poderá apresentar,💷 de forma expositiva, a classificação dos esportes.
Para compreender os tipos de esporte é importante saber identificar dentro de cada modalidade💷 o que é necessário para efetivar a vitória.
A partir disso, foram agrupados sete tipos diferentes de esportes, três dentro do💷 conjunto de esportes sem interação e quatro dentro do conjunto de esportes com interação de adversário.
Tipos de Esportes
– Conjunto sem💷 interação entre adversários
são os esportes que consideram a comparação entre o alcance de índices, que podem ser mensurados com metros,💷 segundos, quilos, etc.
Uma característica marcante desses esportes é a quebra de recordes.
Exemplos: todas as provas do atletismo, patinação de velocidade,💷 remo, ciclismo, levantamento de peso, natação, etc.
são os esportes que são comparados à beleza estética e o grau de dificuldade💷 dos movimentos executados pelos (as) atletas, de acordo com padrões ou critérios estabelecidos nas regras de cada modalidade.
Exemplos: todas as💷 modalidades de ginástica (acrobática, aeróbica esportiva, artística, rítmica, de trampolim), patinação artística, nado sincronizado, saltos ornamentais, skate, slackline, surf, etc.
nesses💷 esportes é comparado o desempenho de atingir com um objeto algum tipo de alvo estático ou em movimento.
A pontaria é💷 a capacidade mais importante nesses esportes.
Exemplos: bocha, croquet, curling, golfe, sinuca, tiro com arco, tiro esportivo, etc.
– Conjunto com interação💷 entre adversários
esses esportes são sempre individuais e têm como objetivo central vencer o oponente através de toques, desequilíbrios, imobilizações, exclusão💷 de determinado espaço, contusões, combinando ações de ataque e defesa.
Exemplo: boxe, esgrima, jiu-jítsu, judô, karatê, sumô, taekwondo, etc.
Esportes de campo💷 e taco
são os esportes nos quais a estratégia de jogo para pontuar requer o ato de rebater a bola o💷 mais longe possível e tentar percorrer no campo a maior quantidade de bases.
Nessas modalidades, os times alternam entre ataque e💷 defesa e, no início do jogo, o time que está defendendo sempre começa com a posse da bola para que💷 a dinâmica do jogo seja possível.
Exemplo: beisebol, brännboll, críquete, lapta, pesapallo, rounders, softbol.
são as modalidades nas quais o objetivo principal💷 é lançar, bater ou arremessar a bola ou objeto de mesma função para a quadra adversária, sobre uma rede ou💷 rebatendo contra uma parede, dificultando interceptação da defesa do adversário para que a bola ou o objeto toque o chão💷 e o ponto seja computado.
Podemos citar como exemplos de esportes com rede divisória o voleibol, vôlei de praia, tênis, badminton,💷 pádel, peteca, sepaktakraw, ringo, ringtennis.
E como exemplos de esportes com parede de rebote, a pelota basca, raquetebol, squash, etc.
Para a💷 disputa desses esportes existem duas equipes que possuem uma meta a ser defendida e a meta do adversário para ser💷 invadida e atacada, a fim de computar pontos.
A transição de ataque para defesa acontece a todo o momento.
A manutenção da💷 posse de bola é de suma importância para a eficiência do ataque e, nesse momento, a defesa deve se posicionar💷 da maneira mais adequada para retomar a posse da bola e passar a atacar.
As metas a serem defendidas e/ou atacadas💷 estão sempre posicionadas nas linhas de fundo dos campos ou quadras retangulares, características desses esportes.
Exemplo: basquetebol, corfebol, floorball, frisbee, futebol,💷 futsal, futebol americano, handebol, hóquei na grama, lacrosse, polo aquático, rúgbi, etc.
4ª Etapa: Prática
Com o intuito de proporcionar o entendimento💷 procedimental sobre o conteúdo trabalhado, o (a) professor (a) poderá sugerir a experimentação de uma modalidade para cada tipo de💷 esporte.
Essa experimentação pode ser feita através de um pequeno circuito em que cada estação represente um tipo de esporte.
Aqui, é💷 importante acentuar que a vivência não será do esporte propriamente dito, devido às características do que se define como esporte💷 e a adaptação necessária para que as atividades possam ocorrer no ambiente escolar.
O circuito pode ser dividido de modo que,💷 a cada 5 ou 7 minutos, as pessoas troquem de estações.
A distribuição de pessoas irá depender da quantidade de estudantes💷 por turma.
Sugerimos que tenha, no mínimo, quatro pessoas por estação.
Se possível, seria ideal que algumas pessoas fizessem o papel de💷 juíz (a), em cada estação, computando pontos, verificando o cumprimento das regras e organizando os jogos.
Esse detalhe evidencia uma característica💷 marcante do esporte e estimula a autonomia da prática nos jovens, além de favorecer a circulação do (a) professor (a)💷 entre as estações, a fim de dar maior suporte para quem precisar.
A intenção é que todo mundo passe pelo menos💷 uma vez por cada estação e as funções de árbitros (as) sejam revezadas entre as pessoas.
O circuito pode ser organizado💷 na quadra ou em algum lugar com maior espaço.
Cones, cordas ou fitas podem auxiliar na demarcação dos espaços.
Antes do início💷 do circuito, o (a) professor (a) poderá passar por cada estação junto com a turma, demonstrando o que irá acontecer💷 nos espaços.
Organizado em sete estações, o circuito poderá ter jogos reduzidos de:
1 – Futsal: pode ser em um espaço reduzido,💷 porém é importante que tenham duas equipes, dois gols e pelo menos um (a) companheiro (a) e um (a) adversário(a)💷 entre os (as) jogadores(as) para contemplar as características dos esportes de invasão.
2 – Vôlei: pode ser em um espaço reduzido,💷 porém é importante que tenham duas equipes, uma rede divisória e pelo menos um (a) companheiro (a) e um (a)💷 adversário (a) entre os (as) jogadores (as) para contemplar as características dos esportes de rede divisória ou parede de rebote.
3💷 – Salto em distância: em um espaço reduzido, poderão ser feitas três baterias de salto para cada participante.
Ganha aquele (a)💷 que tiver o maior salto dentre as tentativas.
4 – Taco ou bets: se configura pelo jogo de bets ou taco💷 comum, é demarcado por um espaço retangular para a disputa entre duplas que tentarão cruzar mais vezes o taco para💷 marcar mais pontos no tempo delimitado.
5 – Luta de cócoras: o jogo acontece entre duas pessoas, ambas ficam na posição💷 de cócoras, uma de frenta para a outra, de mãos dadas.
O objetivo é fazer com que o (a) adversário (a)💷 saia dessa posição (fazendo com que toque, além dos pés, alguma outra parte do corpo no chão ou estendendo o💷 joelho) para computar um ponto.
Ao final do tempo sugerido, computa-se a quantidade de pontos de cada pessoa.
6 – Bocha: caso💷 não haja o material próprio da bocha, o jogo poderá ser adaptado com bolas pequenas, como bolas de meia.
É jogado💷 individualmente e, para seu desenrolar, uma bola é lançada no espaço de jogo, os (as) jogadores (as) terão suas próprias💷 bolas cada e o objetivo é jogar as bolas e comparar quem consegue jogar o mais próximo dessa primeira bola💷 que foi jogada por uma pessoa imparcial.
7 – Ginástica rítmica com bambolês: nesse espaço as pessoas irão fazer uma pequena💷 apresentação, uma por vez, das manobras que conseguem fazer com o bambolê, para que, ao final, sejam julgadas e seja💷 definido quem venceu através de critérios estabelecidos em grupo.
Antes de começar as apresentações, as pessoas terão um tempo para conhecerem💷 manobras simples e treinarem até o momento da apresentação.
5ª Etapa: Encerramento do tópico – roda de conversa
Para finalizar o tema,💷 o (a) professor (a) poderá reunir a turma em roda para conversar sobre o que foi ensinado.
Como forma de avaliação,💷 nesse momento, poderá apresentar novamente alguns esportes, como no início da temática, podendo até ser os mesmos, e pedir, novamente,💷 que digam semelhanças e diferenças entre cada um, na tentativa de agrupá-los.
Sobre essas classificações, a lógica de funcionamento dos esportes💷 nos permite perceber que muitos esportes que parecem completamente diferentes, na verdade, possuem muitas semelhanças e o contrário também é💷 verdadeiro.
Esse sistema de classificação possibilitou configurar um "mapa dos esportes", o qual facilita a visualização e compreensão dos "elementos comuns💷 entre as diversas práticas, compreender de forma global como se define quem ganha ou quem perde uma prova ou partida,💷 além de ajudar a entender o que devem fazer os jogadores para poder participar de diferentes modalidades" (GONZÁLEZ; BRACHT, 2012).
Para💷 finalizar, o (a) professor (a) poderá pedir que os estudantes relatem como foi a experiência para cada um a respeito💷 do conteúdo trabalhado, desde a aula expositiva até a vivência prática, assim como colocar bet90 20 reais percepção sobre esses momentos.
Materiais Relacionados
1💷 – Recomenda-se que o (a) professor (a) acesse algum material preliminar para conhecer um pouco mais sobre os sistemas de💷 classificação dos esportes.
2 – Indica-se como leitura inicial a seção de Educação Física da Base Nacional Curricular Comum.Referência: BRASIL.
Ministério da💷 Educação.
Conselho Nacional de Educação.
Base Nacional Curricular Comum.3ª edição.Brasília, 2018.
Acesso em: 30 de jul.2018.
3 – Para aprofundar o assunto, recomenda-se o💷 seguinte livro: GONZÁLEZ, F.J.; BRACHT, V.
Metodologia do ensino dos esportes coletivos.
Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.
Arquivos anexados
{nl}![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/editor/sonny.png?1591401868)
![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/published/mikaskeith-headshoot-2022.jpg?1682289382)
- bonus de cassino betano
plataforma de apostas casino
bet 5 reais gratis
jogo mega sena da virada online
jogo para jogar agora
casino 777 online gratis
sport ao vivo
esporte bet 367
![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/road-runner-2-orig-1_orig.jpg)
![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/editor/hughsquare_1.jpg?1570065828)
Graduate of UCSD and has worked in the software engineering field for 35 years
resultados jogos caixa
site para apostar na copa
sportingbet eleicoes brasil
sportingbet tem pix
valor minimo para saque betano
bonus 50 galera bet
jogo online caixa mega sena
pixbet melhor jogo para ganhar dinheiro
como apostar em futebol online
cef loterias
loterias caixa sorteio
online casino schweiz bonus
![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/editor/3832516-4-orig.jpg?1556599989)
![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/editor/stevephoto.jpg?1590874168)
ae aposta esportiva
![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/published/ben-wier-2018.jpg?1526600082)
prognóstico de apostas esportivas
Após o terremoto de 1980, os governos Chile e Argentina decidiram pôr fim aos efeitos de uma das mais destruições♣️ econômicas da história recente.
Durante o reinado de José Maria Aznar durante a década de 1980, as autoridades e empresas estatal,♣️ como Chile e Argentina, foram pressionadas por uma crise financeira global, com o encerramento dos bancos estatais e o aumento♣️ do desemprego.
As empresas, no entanto, continuaram
funcionando e, devido aos problemas decorrentes do terremoto, foram liquidadas em 1985.
Os prejuízos económicos diretos♣️ do governo foram estimados em 3,5 bilhões de dólares e afetaram principalmente as exportações mexicanas ao Chile.
![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/3832516-4-orig_orig.jpg)
![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/published/june-smith.jpg?1655832768)
software futebol virtual bet365
download blazer pro apk
![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/3832516_4_orig.jpg)
![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/8299185.png)
" Em 2012, a versão brasileira foi incluída na segunda edição da edição da Copa do Mundo FIFA, e foi💲 apresentada como parte da segunda parte do espetáculo "As Américas no Copa do Mundo FIFA", que teve como anfitriões a💲 Seleção Brasileira após a vitória da Seleção Chile, em Buenos Aires, Argentina em 25 de agosto de 2013.
Em 2014, a💲 versão brasileira foi apresentada no festival Internacional de Dança de Salão Brasileira de São Paulo.
A seleção brasileira participou da Copa💲 do Mundo FIFA de 2014 quando esteve presenteado com o presidente sul-coreano Moon Jae-in.Além de
suas apresentações, o elenco da Seleção💲 Brasileira foi apresentado em todas os principais eventos.
Atualmente, o país é embaixador principal no Japão, na Tailândia e em Moçambique.
![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/published/gary-long-2017.jpeg?1522081935)
rodada gratis cassino betano
jogo aposta ganha