![Picture](/uploads/3/4/8/5/34857311/robinuse_orig.jpg)
O parapente (paraglider, em inglês) é semelhante a um paraquedas, pois também tem uma estrutura flexível e o utilizador está🏧 suspenso.
O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição,🏧 sendo considerado um esporte radical.
Enquanto o paraquedista se limita passivamente a diminuir os riscos de uma aterragem violenta, o parapentista🏧 tem um voo dinâmico, onde o piloto pode controlar a casas de apostas depósito mínimo 20 reais direção e, em circunstâncias favoráveis de correntes de ar🏧 ascendentes, a casas de apostas depósito mínimo 20 reais descida, podendo manter-se a voar por períodos longos.
Denomina-se paramotor o parapente no qual um motor é empregado🏧 para propelir o piloto.
A história do parapente começa em 1965 com a velasa (sailwing em inglês) criada por Dave Barish🏧 que chamou de slope soaring (voo de talude) a prática de salto com esta vela.
Paralelamente, Domina Jalbert inventa um paraquedas🏧 cujo velame é composto por células, para gerar o efeito asa de avião.
Este paraquedas com dorso e intradorso, separados pelas🏧 células, foi o ancestral dos atuais paraquedas, parapentes e kites (as velas do kitesurf).
O parapente foi criado no Parachute Club🏧 d'Annemasse (França), em 1978 para servir de treino aos paraquedistas na precisão na aterrissagem sem necessitarem de utilizar um avião.
Em🏧 1980, foi criado o primeiro estágio de vol de pente (voo de encosta) e três anos mais tarde o nome🏧 mudou para parapente.
Em 1985, é reconhecido como desporto pela "Fédération Française de Vol à Voile".[1]
Desde então, passaram a evoluir separadamente🏧 e, atualmente, a diferença mais importante entre paraquedas e parapente é em relação ao chamado L/D (em inglês, Lift and🏧 Drag), ou razão de planeio, que significa a distância horizontal que se pode atingir quando se parte de uma certa🏧 altura.
Por exemplo: com um parapente de L/D 7, se a decolagem é feita de uma altura de 1 quilômetro, atingem-se🏧 7 quilômetros de distância horizontal.
Nos parapentes básicos atuais, os L/Ds são superiores a 9, já os L/Ds dos paraquedas são🏧 muito inferiores a este valor.
Os parapentes de competição já possuem L/D maior que 11.
Parapente em Poços de Caldas
É feito de🏧 materiais como o nylon e o poliéster não porosos e impermeabilizados, para que o ar que entra não saia através🏧 do tecido, mantendo assim a pressão interna e o velame inflado.
Quanto mais horas de voo e exposição ao Sol, mais🏧 desgastado fica o velame, causando a perda da impermeabilidade e aumentando a porosidade, tendo assim uma diminuição da performance.
O velame🏧 varia de tamanho de acordo com o peso do piloto e com a modalidade (voo duplo, longa distância, acrobacias etc).
Os🏧 gomos do parapente e variam de quantidade de um modelo para outro diferenciando assim a performance.
A parte de cima do🏧 velame, ou seja, as costas.
A parte de baixo do velame, ou seja, a barriga onde se prendem as fileiras de🏧 linhas.
A ponta do velame visa à estabilidade em torno do eixo vertical, e faz também que o parapente aproe para🏧 o vento.
Funciona impedindo a passagem de parte do ar do intradorso, que tem pressão maior, passe para o extradorso, que🏧 tem pressão menor, diminuindo, assim, o aumento do arrasto causado pelo turbilhonamento da ponta da asa.
Bordo de ataque [ editar🏧 | editar código-fonte ]
A parte da frente das células do velame, onde se encontram as aberturas por onde o ar🏧 entra.
Bordo de fuga [ editar | editar código-fonte ]
A parte de trás do velame, que é costurada para o ar🏧 não sair e onde as linhas do freio atuam para que se possa fazer as curvas através da deformação de🏧 um dos lados ou diminuir a velocidade atuando dos dois lados simultaneamente.
A união dos batoques e linhas usadas para frear🏧 e direcionar o parapente, usado para aumentar a sustentação na decolagem, e no pouso para amortecer a chegada.
O freio é🏧 muito importante pois através dele é que sentimos a variação de pressão do velame e em voos turbulentos é necessária🏧 uma pilotagem ativa aumentando e diminuindo a tensão na linha de freio para compensar a variação de pressão.
Vídeo mostrado parapentes🏧 a decolar no Horizonte Perdido, em Araxá.
Outro vídeo.
Elevadores, bandas ou tirantes [ editar | editar código-fonte ]
As tiras que unem🏧 as linhas aos mosquetões e são formadas por 2 a 5 elevadores.
São classificados como tirante A podendo-se ter 2 tirantes🏧 sendo um para fazer orelhas, B, C, D.
Os batoques são uma espécie de alca e estão ligados à linha dos🏧 freios.
O piloto segura os batoques com as mãos.
São ao todo, dois batoques.
Uma para comandar o lado direito e outro para🏧 comandar o lado esquerdo.
O trimmer é um acelerador, ou seja, um dispositivo usado para alongar o elevador traseiro do parapente.
Este🏧 dispositivo atua mudando o ângulo ALFA do parapente chamado também de ângulo de ataque, o que altera a velocidade horizontal🏧 e vertical do parapente, fazendo com que ele voe mais rápido ou mais devagar.
São as linhas do parapente que unem🏧 o velame aos tirantes e são feitas de vários materiais como o kevlar.
É composta pelas linhas que unem os elevadores🏧 ao velame, a mais comum nos dias de hoje é a suspensão linear, tendo cada tirante uma fileira individual de🏧 linhas.
Mosquetinhos ou Mosquetões [ editar | editar código-fonte ]
Feitos de aço ligam as linhas aos tirantes.
Arnés (PB), arnez (PE), cadeira,🏧 selete [ editar | editar código-fonte ]
Tendo a prática do parapente nascido muito associada ao montanhismo, o mecanismo que permite🏧 segurar o piloto herdou, dessa forma, o nome de "arnés", à semelhança do que acontece na escalada.
No entanto, com a🏧 evolução da modalidade surgiram diversas formas desde os mais compactos habitualmente utilizados no voo acrobático ou montanhistas, aos mais volumosos🏧 e confortáveis utilizados sobretudo no voo de distância.
No caso dos bilugares, ou voo duplo a asa possui um mecanismo que🏧 permite a fixação de dois cavalos.
O do piloto, e um mais compacto destinado ao passageiro.
Preparação de parapente no Horizonte Perdido,🏧 em Araxá.
Acessório de uso obrigatório para segurança em voo.
Usado para emergências no caso de colisão em voo, desinflar e engravatar,🏧 causando a perda de altitude irreversível.
O tamanho do paraquedas reserva varia com o peso a ser sustentado.
O tipo mais utilizado🏧 é o redondo, semelhante a utilizado por militares porém este modelo possui pouca ou nenhuma dirigibilidade (levado pelo vento), existem🏧 outros tipos, como o Rogalo que tem a forma semelhante a de um triângulo e permite o controle do voo🏧 até o solo, podendo o piloto escolher um melhor local para pouso.
Óculos de sol [ editar | editar código-fonte ]
São🏧 importantes para poder pilotar melhor sem que ao olhar para a vela o Sol o atrapalhe, é importante que as🏧 lentes tenham uma boa proteção UV
Item obrigatório de voo, para proteção caso o piloto ou passageiro em um pouso forte🏧 bata a cabeça, arborize ou caia na decolagem.
Botas de voo [ editar | editar código-fonte ]
Geralmente tem proteção lateral para🏧 não torcer o tornozelo no caso de pousar forte ou caminhadas em terreno irregular.
Variômetro ou Vario [ editar | editar🏧 código-fonte ]
Dispositivo que permite ao piloto identificar se está na presença de uma massa de ar ascendente ou descendente.
Aparte das🏧 habituais funcionalidades de navegação, o GPS é forma mais eficiente do piloto ter uma noção da altura e velocidade a🏧 que se desloca.
É a modalidade mais popular do parapente, tendo como objetivo voar a maior distância no menor espaço de🏧 tempo possível.
Normalmente, nos campeonatos de Cross Country, existe uma comissão técnica que define uma prova (trajeto) com dois ou mais🏧 pontos a serem percorridos pelos pilotos.
Cada piloto utiliza um GPS para seguir a rota definida pela comissão técnica e o🏧 vencedor é o piloto que chega primeiro ao final da prova (goal).
No Brasil, temos um dos melhores lugares para se🏧 voar, que é conhecido mundialmente como a "Meca" do voo livre, que é Governador Valadares/MG.
O atual campeão Brasileiro nesta categoria🏧 é Frank Brown.
O recorde mundial de distância livre foi obtido em 14 de novembro de 2007 por 3 brasileiros (Frank🏧 Brown, Rafael Saladini e Marcelo Prieto) percorrendo 461,8 quilômetros após decolarem da cidade de Quixadá, no Ceará, e pousarem no🏧 Maranhão.
Existe, ainda, um Ranking na internet, XC Brasil e XC Portugal, que pontua os pilotos com seus voos.
O Parapente é🏧 um dos esportes mais procurados pelos turistas que visitam a cidade de Palmácia, pois a cidade apresenta condições ideais para🏧 praticar desse esporte.
É uma modalidade extremante radical e que exige muita técnica do piloto para ser realizada com segurança.
O início🏧 da acrobacia como modalidade foi em meados de 2001, quando o piloto espanhol Raul Rodriguez inventou a manobra conhecida como🏧 SAT, onde o piloto gira de costas com um eixo vertical que fica entre o piloto e o parapente.
A partir🏧 da descoberta desta manobra, foram inventadas varias outras manobras e então começaram a surgir os campeonatos de acro.
Todos os campeonatos🏧 de acro são obrigatoriamente realizados sobre a água (por motivos de segurança), onde os pilotos definem as manobras que irão🏧 realizar e os juízes analisam a velocidade, ritmo e conexão entre as manobras que o piloto realiza.
Atualmente já existem cursos🏧 específicos para este tipo de modalidade e aprender a fazer acrobacia esta se tornando cada vez mais fácil e seguro.
Voo🏧 duplo de parapente [ editar | editar código-fonte ]
É uma modalidade presente nos campeonatos e torneios, além disso é uma🏧 prática de alguns pilotos, após adquirir confiança em suas habilidades no esporte, então passam a levar seus familiares e amigos.
Por🏧 outra via, alguns pilotos aproveitam para conciliar o esporte, lazer e ganhar algum dinheiro proporcionando o voo duplo de parapente🏧 a terceiros.
Contudo, a bem da segurança, esta atividade deve ser conduzida por pilotos experientes, tais como os instrutores de escolas🏧 especializadas neste esporte, que, além da destreza, têm, também, conhecimento das condições meteorológicas do local, dos pontos de pouso e🏧 resgate.
É o voo realizado em encostas, ou obstáculos de altura razoável, como: serras, morros e até prédios.
Galeria de Fotos [🏧 editar | editar código-fonte ]Referências
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Graduate of UCSD and has worked in the software engineering field for 35 years
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