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O projeto de desenvolvimento é o primeiro da região na região da Linha 2-Verde e foi idealizado.
A estação💸 foi inaugurada em 21 de janeiro de 2018, contando com duas agências da iniciativa privada, um do Metrô de Fortaleza,💸 e um do Centro de Processamento de Dados (CPD).
O Governo do Estado brasileiro de São Paulo iniciou obras no primeiro💸 semestre de 2018 tendo como objetivo principal o desenvolvimento do terminal de ônibus da estação, onde se localiza a estação💸 e a primeira terminal central da CPTM e a Secretaria de Transportes Metropolitanos.A estação é parte
da rede de ônibus M2,💸 em operação desde a inauguração nos anos 1991.
Ao longo do tempo esteve em operação uma parceria entre a CPTM e💸 a Rede Rodoviária Coletiva do Estado.
Parte do acervo da linha 2-Verde vai para novas estações do sistema de BRT no💸 Brasil e estará para a Estação Sul da Luz (Pesc Pompeia), em São Paulo, onde está situada a Terminal Mário💸 Covas Expresso e Estação Sul da CPTM.
Em 19 de março de 2017, foi anunciada a previsão dos terminais da Linha💸 2-Verde para possuir 3 linhas totalmente automatizadas de ônibus municipais, com a
ampliação dos serviços ao longo dos anos.
A segunda linha,💸 inaugurada oficialmente em 16 de junho de 2019, é a terceira linha da CPTM.
A previsão foi dada pelo Metrô de💸 Fortaleza nas suas suas primeiras operações no ano de 2018.
Em 19 de agosto de 2018, passou a estar preparada para💸 ser o primeiro terminal de ônibus da Linha 2-Verde a ser modernizada, passando a contar com a integração do sistema💸 de BRT, atendendo às necessidades da Região Metropolitana da Baixada Santista.
Dessa forma, serão as principais melhorias em relação às linhas💸 e o material rodante das estações, para
atender aos demanda de usuários finais da região.
Em 23 de maio de 2019 foi💸 realizada a terceira etapa da construção da Linha 2-Verde, e o custo quadruplicou (1,75 kI) até o ano de 2020.
Segundo💸 fontes do Metrô, serão colocados entre as obras na Estação Sul da Luz e os terminais no Conjunto Metropolitano e💸 no Metrô de Moinhos, sendo que esta última deverá receber composições de passageiros, porém apenas após o dia 31 de💸 junho a obra deve ter início prevista para o próximo trimestre.
Em 12 de fevereiro de 2020 a Estação Sul da💸 Luz abriu ao
público a primeira operação operacional do projeto e foi totalmente automatizada.
Inicialmente estava previsto para ser instalada em um💸 terminal de ônibus simples (Pesc Pompeia) em São Paulo e no segundo semestre de 2020 teve início a cogitação de💸 uma nova operação que ligaria a Estação Sul da Luz ao Metrô de Fortaleza.
Os terminais do complexo metropolitano já foram💸 operados pelas empresas Sul Sales (mais conhecido pelos trens elétricos Cia.
Sul), Atelier Automotive (mais conhecido pelos trens elétricos TMM) e💸 a West Osasco Moines e West Osasco Urban City (mais conhecido por trens elétricos Osasco Moines).Em 19 de
junho de 2020💸 foi anunciada a saída de algumas das linhas que operavam a estação, dentre elas as linhas 11 e 30, da💸 Linha 2-Verde, que serão desativadas em 2022.
Porém, os três terminais restantes acabaram sendo utilizados para atender o crescente tráfego de💸 passageiros.
A parada local foi desativada oficialmente pela Prefeitura de São Paulo em 5 de setembro de 2013 e fechada para💸 reformas em 11 e 12 de abril de 2014.
Em 27 de outubro de 2015, o Metrô de São Paulo inaugurou💸 um trecho da linha 2-Verde em Guarulhos, próximo aos terminais: o terminal de integração
da VRL, que possui um pátio para💸 o pátio, em formato de estacionamento, com 30 m² de área construída.
Em 6 de agosto de 2015 a Prefeitura de💸 São Paulo divulgou um plano de revitalização e reativação da linha que começou a ser eletrificada em 16 de janeiro💸 de 2016, tendo como objetivo revitalizar e transformar os imóveis que lá permanecerão de onde existiam antes que a Linha💸 2-Verde entrasse em funcionamento.
Em 15 de janeiro de 2016, a linha foi reinaugurada, passando a ter o terminal de integração💸 da VRL, e foi finalizada a 7 de dezembro.Com a
implantação do metrô, a linha passou a ser uma operação subterrânea,💸 utilizando o sistema de monotrilho subterrâneo, que permite ao Metrô executar o maior trecho da Linha 2-Verde, com capacidade de💸 8,4 quilômetros por hora, além do mais de 18,0 quilômetros da Linha 1-Verde atualmente (a Linha 2-Verde não estava prevista💸 a receber ambas as linhas].
Em 10 de março de 2019 a Linha 2-Verde recebeu algumas melhorias nos seus materiais rodantes💸 e estações, atendendo ao plano de revitalização e modernização da Linha 1.
Com isso, os trens passam a ser mais regulares💸 e possuem maior capacidade para transportar cargas
mais elevadas que o trecho da Linha 1-Verde.
Em 20 de setembro de 2019 a💸 linha passou por reparos, que foram feitas no sistema de BRT da CPTM,
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