ANTUNES, M.M.; RODRIGUES, A.I.C.; KIRK, D.
Teaching martial arts in schools: A proposal for contents organization.
Revista Valore, 5, 5031, 2020.
Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.
br/valore/article/view/511.Acesso em: 18 out.2021.AVELAR-ROSA, B.et al.
Caracterización y desarrollo del "saber luchar": contenidos de un modelo integrado para la enseñanza de las artes marciales y de los deportes de combate.Rev.
Artes Marciales Asiát., n.10, v.1, p.16‐33, 2015.
Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/2850?locale=en.Acesso em: 18 out.2021.BARBOSA, R.F.M.; MARTINS, R.L.del R.; MELLO, A.da S.
Brincadeiras lúdico-agressivas: tensões e possibilidades no cotidiano na educação infantil.
Movimento, Porto Alegre, v.23, n.1., p.159-170, jan./mar.de 2017.
Disponível em: https://www.seer.ufrgs.
br/Movimento/article/viewFile/65259/40965.Acesso em: 10 out.2021.BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3º e 4º ciclos.Brasília, 1998.BRASIL.
Base Nacional Comum Curricular.
Brasília: MEC, 2017.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.
br/images/BNCC_20dez_site.pdf.Acesso em: 10 out.2021.BETTI, M.
; GOMES-DA-SILVA, P.N.
Corporeidade, jogo, linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
São Paulo: Cortez editora, 2019.BREDA, M.et al.
Pedagogia do esporte aplicada às lutas.
São Paulo: Phorte, 2010.CARREIRO, E.A.Lutas.In: DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A.
Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.DEL VECCHIO, F.B.; FRANCHINI, E.
Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da Educação Física.In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D.
Formação profissionalsoftware trading apostas desportivas gratisEducação Física: estudos e pesquisas.
Rio Claro: Biblioética, 2006.DELORS, J.
Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI.UNESCO, 2010.
Disponível em: https://unesdoc.unesco.
org/ark:/48223/pf0000109590_por.Acesso em: 10 out.2021.FABIANI, D.J.F.; SCAGLIA, A.J.; ALMEIDA, J.J.G.
O jogo de faz de conta e o ensino da Luta para crianças: criando ambientes de aprendizagem.
Pensar a prática, Goiânia, v.19, n.1, p.130-142, 2016.
Disponível em: https://www.revistas.ufg.
br/fef/article/view/38568/.Acesso em: 05 out.2021.FABIANI, D.J.F.et al.
O jogo de faz de conta nos processos de ensino, vivência e aprendizagem das manifestações de luta para crianças.In: GALATTI, L.R.et al.(Org.).
Múltiplos cenários da prática esportiva - Pedagogia do esporte - vol.2.
Campinas: Editora da Unicamp, 2017, p.269-282.FARIAS, M.J.A; WIGGERS, I.D.; VIANA, R.N.A.
O lúdico e a violência nas brincadeiras de luta: um estudo do "se - movimentar" das criançassoftware trading apostas desportivas gratisuma escola pública de São Luís, Maranhão – Brasil.Holos, ano 30, v.5, 2014.Disponível em:http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.
php/HOLOS/article/view/2543.Acesso em: 10 out.2021.FARIAS, M.J.A.; WIGGERS, I.D.; ALMEIDA, D.M.F.de."Não é briga, não...
é só brincadeira de lutinha": cotidiano e práticas corporais infantis.
Pensar a Prática, v.22, 2019.
Disponível em: https://www.revistas.ufg.
br/fef/article/view/50247.Acesso em: 30 set.2021.FERNANDES, R.S.; GARCIA, V.A.
Educação não-formal: campo de/em formação.
RPD – Revista Profissão Docente, Uberaba, v.5, n.13, p.14- 28, jan/set.2006.
Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.
php/rpd/article/view/284.Acesso em: 30 set.2021.FREIRE, J.B.
Pedagogia do futebol.3 ed.
Campinas: Autores Associados, 2011.FROSI, T.O.; OLIVEIRA, M.A.
O bushido na prática: o caso da educaçãosoftware trading apostas desportivas gratisvalores no Karate Shotokan.In: DOS SANTOS, S.L.C.
Bushido e artes marciais: contribuições para a educação contemporânea.
Curitiba: CRV, 2019, p.115-132.GOMES, M.S.P.et al.
Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais.
Movimento, Porto Alegre, v.16, n.2, p.207-227, abr./jun.2010.
Disponível em: http://www.seer.ufrgs.
br/Movimento/article/view/9743.Acesso em: 10 out.2021.GOMES, M.S.P.
O ensino do saber lutar na universidade: estudo da didática clínica nas lutas e esportes de combate.2014.183 f.
Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2014.GONÇALVES, M.C.; TURELLI, F.C.; VAZ, A.F.
Corpos, dores, subjetivações: notas de pesquisa no esporte, na luta, no balé.Movimento.Porto Alegre, v.18, n.03, p.
141-158, jul/set de 2012.
Disponível em: https://seer.ufrgs.
br/Movimento/article/view/27166/21143.Acesso em: 10 out.2021.LIBÂNEO, J.C.
Pedagogia e pedagogos para quê? 12 ed.
São Paulo: Cortez, 2010.MACHADO, G.V.; GALATTI, L.R.; PAES; R.R.
Pedagogia do esporte e o referencial histórico-cultural: interlocução entre teoria e prática.
Pensar a Prática, Goiânia, v.17, n.2, p.414-430, jan./mar., 2014.Disponível em:http://www.revistas.ufg.br/index.
php/fef/article/view/24459/16743.Acesso em: 05 out.2021.MATOS, J.A.B.de.
A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar: identificando desafios e propondo sugestões.
Conexões, Campinas, SP, v.13, n.2, p.117–135, 2015.Disponível em:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.
php/conexoes/article/view/8640658.Acesso em: 20 out.2021.NASCIMENTO, P.R.B.do; ALMEIDA, L.
A tematização das lutas na Educação Física escolar: restrições e possibilidades.Movimento.Porto Alegre, v.13, n.3, p.
91-110, set/dez 2007.
Disponível em: https://seer.ufrgs.
br/Movimento/article/view/3567.Acesso em: 29 set.2021.OLIVIER, J.C.
Das brigas aos jogos com regras.
Porto Alegre: Artmed, 2000.PAES, R.R.
Educação Física Escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental.
Canoas: Editora ULBRA, 2001.PAES, R.R.
A pedagogia do esporte e os jogos coletivos.In: Rose Jr., D.(Org.).
Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar.
Porto Alegre: Artmed, 2002.PEREIRA, M.P.V.C.et al.
A contribuição da pedagogia do jogo para o ensino das lutas na Educação física escolar.In: LEMOS, K.L.M.; GRECO, P.J.; MORALES, J.C.P.(Org.) 5.
Congresso Internacional dos Jogos Desportivos.
Belo Horizonte: EEFFTO/UFMG, 2015.PEREIRA, M.P.V.de C.et al.
Fight at school: teaching strategies of physical education teachers.
Journal of Physical Education, v.32, n.1, e-3226, p.1-10, 2021.Disponível em:https://periodicos.uem.br/ojs/index.
php/RevEducFis/article/view/48569/751375151915Acesso em: 18 maio.2021.RODRIGUES, A.I.C.; ANTUNES, M.M.
Ensinando lutas na escola: percepções e expectativas de dirigentes do ensino fundamental.
Revista Valore, Volta Redonda, vol.4, n.1, p.885-899, 2019.Disponível em:
https://revistavalore.emnuvens.com.
br/valore/article/view/288.Acesso em: 18 out.2021.RUFINO, L.G.B.
A pedagogia das lutas: caminhos e possibilidades: Jundiaí: Paco Editorial, 2012.RUFINO, L.G.B.; DARIDO, S.C.
Pedagogia do esporte e das lutas:software trading apostas desportivas gratisbusca de aproximações.Rev.bras.Educ.Fís.Esporte, v.26, n.2, p.283-300, abr./jun.2012.
Disponível em: https://www.scielo.
br/j/rbefe/a/WCKk4pM4SxXcQVs3BVSYpJH/?format=pdf&lang=ptAcesso em: 22 out.2021.RUFINO, L.G.B.; DARIDO, S.C.
Possíveis diálogos entre a Educação Física Escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal.
Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v.11, n.1, p.144-170, 2013.
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.
php/conexoes/article/view/8637635.Acesso: 20 out.2021.SIMSON, O.R.de M.von; PARK, M.B.; FERNANDES, R.S.(Orgs.).
Educação não-formal: cenários da criação.
Campinas: Editora da Unicamp, 2001.SOARES, C.L.et al.
Metodologia do ensino de Educação Física.2.ed.rev.
São Paulo: Cortez, 2009.SO, M.R.; BETTI, M.
Sentido, mobilização e aprendizagem: as relações dos alunos com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física.
Movimento, Porto Alegre, v.24, n.2, p.555-568, abr./jun., 2018.Disponível em:https://seer.ufrgs.
br/Movimento/article/view/70995.Acesso em: 01 out.2021.SO, M.R., et al.
Jogo e lúdico no conteúdo lutassoftware trading apostas desportivas gratisaulas de educação física escolar.
Educación Física y Ciencia, vol.22, n.2, e125, 2020.Disponível em:http://sedici.unlp.edu.
ar/handle/10915/111094.
Acesso em: 20 maio 2021.VIGOTSKI, L.S.
Imaginação e criação na infância.
São Paulo: Expressão Popular, 2018.WIGGERS I.D.et al.
Brincadeiras de "lutinha" e mídias: análise comparada da cultura lúdica infantil de São Luís–MA e de Brasília-DF.R.bras.Ci.e Mov, v.27, n.4, p.103-116, 2019.
Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.
php/RBCM/article/view/9341.Acesso em: 24 set.2021.ZABALA, A.
Os enfoques didáticos.In: COLL, C.et al.
O construtivismosoftware trading apostas desportivas gratissala de aula.
São Paulo: Ática, 2001.ZAMBELLI, R.M.de O.
Violência Escolar: a prática do Karatê-Do no Programa Escola da Família.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduaçãosoftware trading apostas desportivas gratisEducação Física).
Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.Campinas, 2013.
{nl}- bonus da f12 bet
melhor site de apostas 2023
yoyo casino é confiável
palpites diários futebol
apostas futebol ao vivo
roleta que da dinheiro de verdade
atlético goianiense e goiás palpite
como apostar em futebol virtual
Graduate of UCSD and has worked in the software engineering field for 35 years
slot madame destiny
site de aposta com rodadas gratis
como apostar em futebol online
casas de apostas lol
como fazer um pix no sportingbet
casa de apostas do embaixador
bet 365 mobile
gg bet brasil
hugo's adventure slot
casas das apostas baixar
bet do ronaldo
casino foguete
como jogar na casa de apostas
melhores sites de aposta csgo
de um acordo comercial". Em 2011, por meio da Lei municipal nº. Paulo nas regiões Sudeste e Sul. capela-mor à Capela de São Paulo dedicada à Nossa Senhora da Guia. Henrique de Bragança.
cassinoly
jogos de casino gratis slot
bolao apostas futebol
aposta roleta